O para e anda do trânsito, estradas esburacadas, falta de manutenção, assim como a calibragem errada são alguns dos fatores que influenciam na vida útil dos pneus. Para garantir uma maior durabilidade, separamos algumas dicas de boas práticas para prolongar a vida útil dos pneus da sua frota.

1. Fique de olhos nos indicadores de desgaste

Aprender a ler os pneus é algo fundamental para identificar o desgaste deste item por meio dos marcadores.  Os mesmos estão localizados no alto costado e marcados com símbolo ou as letras TWI.

Caso queira saber se o seu pneu está careca, basta analisar os sulcos da banda de rodagem. Sempre medindo para ter certeza que não está abaixo de 1,6mm, que é o mínimo permitido por lei.

2. Mantenha o caminhão alinhado e balanceado

O alinhamento e balanceamento do caminhão são geralmente executados durante uma manutenção preventiva. Além de garantir segurança para motoristas e passageiros, esse procedimento também aumenta a vida útil dos pneus.

Assim sendo, uma roda desalinhada faz com que as bordas dos pneus se desgastem mais rapidamente, exigindo um esforço maior para conseguir girar. O recomendado é fazer esses dois processos a cada 10 mil quilômetros rodados.

3. Cuide da calibragem dos pneus para caminhão

Além de melhorar o funcionamento do caminhão e reduzir o consumo de combustível, a calibragem correta também assegura uma maior durabilidade ao pneu. Afinal, pneus muito cheios ficam com uma área menor de contato com o solo, causando um desgaste maior na área central da banda de rodagem.

Já os pneus vazios demais esquentam mais do que o normal, aumentando a deterioração, especialmente nas extremidades da banda de rodagem.

4. Realize o rodízio de pneus regularmente

Muitas vezes, o rodízio de pneus é esquecido durante a manutenção preventiva. Contudo, esse procedimento é uma das principais formas de aumentar a vida útil do item. Isso porque, com a troca, todos os pneus sofrem o mesmo tipo de influência, impedindo o seu desgaste prévio.

5. Cuidados na hora de dirigir

Os hábitos do motorista também influenciam no desgaste e na durabilidade dos pneus.

Saiba o que o condutor deve evitar:

A alta velocidade causa o flexionamento excessivo da carcaça e aquece consideravelmente os pneus, acelerando a sua deterioração.

Curvas em altas velocidades forçam e arrastam os pneus, causando maior desgaste do item.

Freadas e arrancadas brutas também diminuem a vida útil dos pneus ao acelerar desproporcionalmente a banda de rodagem.

6. A tecnologia como aliada

O sistema online de Controle de Pneus permite que você controle a vida dos pneus da sua frota de maneira mais moderna, otimizada e prática.

Entre os principais benefícios da tecnologia, estão:

Cadastro dos pneus: tenha controle de todos os pneus presentes na frota de veículos, assim como as suas principais informações, como fabricante, modelo, vida atual e custo por km.

Acompanhe os indicadores: administre e monitore os indicadores dos seus pneus por km rodado, tipo de aquisição e custo por fabricantes.

Relatórios: compare o desempenho dos caminhões, custo por km rodado, rendimento e durabilidade de cada um dos pneus com um relatório automático e simples.

Garantir a vida útil dos pneus para caminhão não é uma tarefa tão complicada se você usar a tecnologia a seu favor.

Deseja saber mais sobre nossas plataformas de gestão de frota? Clique aqui que entraremos em contato.