Independente de qual seja o tamanho da sua frota, os gastos com o combustível são um dos principais custos operacionais da empresa. Entenda por que é fundamental realizar o controle de combustível dos veículos e otimizar o modo de gerenciamento deste processo.

1. Para aprimorar a projeção de custos

Com os relatórios automatizados do sistema de Controle de Combustível, o gestor de frota consegue projetar o consumo de combustível. Isso porque o sistema informa quantos litros cada caminhão gasta por quilômetro e o preço médio do combustível.

Desta forma é possível fazer uma projeção de custos eficiente e precisa. Assim como, cuidar da saúde financeira da empresa e provisionar os recursos adequadamente.

2. Para aumentar a eficiência da frota

O controle do consumo de combustível por veículo e data permite identificar se há motoristas com comportamentos inadequados. Como por exemplo desvios de rota e hábitos de condução que encarecem a operação.

A partir desses dados, o gestor de frotas consegue tomar medidas para melhorar a efetividade de frota. Seja por treinamentos de direção defensiva ou medidas administrativas para a punição dos condutores que infringem as regras, também podendo ser criada alguma política de recompensa para os motoristas exemplares.

Inclusive, com a solução do Frota G é possível realizar este acompanhamento de maneira rápida e simples.

3. Para identificar maus hábitos no abastecimento

O controle de combustível da frota também permite analisar como o automóvel está sendo tratado. Sendo assim, é possível saber se ele está sendo abastecido de acordo com a programação. Ou se está rodando com o tanque quase vazio, por exemplo.

Esses maus hábitos podem impactar diretamente nos custos com combustível e manutenções corretivas. Por isso, a necessidade em contê-los.

4. Como fazer o controle de combustível da frota?

A melhor opção para fazer este acompanhamento sem atrapalhar a rotina da transportadora é contratar um sistema de gestão de transportes além de controlar todos os processos que envolvem o combustível, o sistema também permite:

  • Fiscalizar o custo por km rodado;
  • Acesso e recebimento automático dos cupons fiscais de abastecimento;
  • Ranking de consumo por veículo;
  • Controle de preços acordados;
  • Controle por peso de carga, modelo e fabricante do veículo;
  • Suporte de atendimento online, para tirar as suas dúvidas em relação ao sistema sem precisar trocar vários e-mails ou perder tempo com longas ligações.

Em resumo, o controle de combustível da frota é extremamente importante na hora de cortar gastos e otimizar processos operacionais, assim como para aumentar a eficácia da frota e a identificar maus hábitos dos motoristas de caminhão.

Além disso, o acompanhamento de todas essas etapas fica mais simples com a ajuda da tecnologia.

Para saber como ter esses benefícios na sua transportadora, entre em contato com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração, clique aqui.